AUTOCONHECIMENTO ALIMENTAR: UMA POSSIBILIDADE AO SEU ALCANCE


Ao olhar para sua vida alimentar até aqui você percebe que tem uma história de inúmeras tentativas de emagrecer? Provavelmente deva ter percebido que propostas milagrosas, dietas malucas que propõem emagrecimento imediato, ou a suspensão de alimentos os quais você adora pelo resto da vida, nunca poderiam resultar em um emagrecimento duradouro e consciente.
A proposta da terapeuta de autoconhecimento alimentar, Psicóloga Karina Sabedot, é o trabalho de busca dos motivos individuais para o descontrole e desequilíbrio alimentar. Através do trabalho, em pequenos grupos ou individual, os registros mentais sobre a alimentação são amplamente analisados, entendidos e modificados ao longo do processo dos seis primeiros meses de tratamento.

Com atividades de relaxamento, concentração, auto-análise e amplo suporte psicológico, os atendidos entendem os SEUS motivos para apresentarem sobrepeso, relações afetivas e aspectos desconhecidos de si que têm relação direta com o ato de alimentar-se. Através do conhecimento pessoal ocorre mudança.


OS GRUPOS
Os atendidos podem escolher entre a modalidade grupal ou individual de suporte psicológico. Na modalidade grupal, quatro a cinco participantes reúnem-se semanalmente em encontros de uma hora e trinta de duração. Atividades são desenvolvidas junto ao grupo, de cunho prático e reflexivo, que conduzem os pacientes ao processo de autoconhecimento e mudança. A identificação com os colegas de grupo que buscam o mesmo objetivo - emagrecer - e com a terapeuta que além da formação específica em psicologia, também se submeteu ao mesmo processo de autoconhecimento alimentar, opera mudanças significativas que tendem a ser duradouras, repercutindo sobre toda a vida dos participantes. 



 O ATENDIMENTO INDIVIDUAL
 O atendimento individual é direcionado àquelas pessoas que não se sentem prontas para dividir e refletir suas vivências pessoais na presença de outros membros. Em consultas de uma hora, os mesmos aspectos são trabalhados e acompanhados de forma individual em busca dos aspectos emocionais e afetivos envolvidos no processo alimentar.

ESCLARECENDO ALGUNS PONTOS

A qualquer momento, os membros do grupo podem solicitar consultas extras caso sintam necessidade, o mesmo ocorrendo na modalidade individual.
O grupo iniciado só poderá ter adesão de novos participantes até o quarto encontro, não sendo possível a entrada de novos membros após o prazo citado, devido ao aprofundamento no tratamento.
Após os seis meses propostos pelo método de trabalho os participantes podem optar pela continuidade do acompanhamento em grupos de manutenção ou individualmente.
Os grupos podem participar de atividades físicas orientadas, com o suporte de personal trainer e na presença constante da terapeuta; da mesma forma os atendidos individualmente podem participar dessas atividades.
O controle alimentar é realizado através da proposta de uma dieta equilibrada e notadamente reconhecida por nutrólogos e nutricionistas, sendo possível a escolha pessoal do paciente de uma segunda dieta que lhe pareça mais agradável.
O suporte psicológico fica à disposição dos participantes em horário integral, podendo ser feito contato com a psicóloga em momentos de grande tensão em relação ao ato de alimentar-se.
Caso necessário, a psicóloga acompanhará o paciente até evento em que deseja manter autocontrole alimentar e para o qual não esteja confiante em enfrentar sozinho.
Em caso de grupos que desejem contratar o serviço há a possibilidade de deslocamento da terapeuta até local previamente contratado, onde serão realizadas as reuniões, caso o local seja adequado. Essa possibilidade será analisada pela psicóloga.
O Ingresso no processo de autoconhecimento alimentar ocorre através de consulta individual com a terapeuta, na qual serão abordados hábitos alimentares, relações emocionais e afetivas, características de saúde física e mental, além de pesagem e apresentação da proposta de dieta (entrega de um CD contendo o livro que apresenta o programa).

 Entre em contato conosco através dos telefones - (19)33887652 - Marlene e (19)92012551 - Psicóloga Karina Sabedot.
Os atendimentos acontecem no Espaço Pitanga.

Comentários