POR QUE PERMANECEMOS EM RELACIONAMENTOS INFELIZES?

Por Valéria Giollo*
Algumas pessoas se perguntam por que permanecem em relacionamentos infelizes. Erroneamente acredita-se que relacionamentos podem trazem segurança, aceitação e reconhecimento.

Às vezes as pessoas se unem pelos motivos errados, buscando um padrão social inconsciente através de uma visão idealizada e ilusória, visão esta que faz com que se frustrem com a realidade diferente de suas fantasias, quando sentem o vazio que não pode ser preenchido pelo outro, ficam perdidas sem saber o que fazer daí para diante.




O medo de ficarmos sozinhos
O medo de ficarmos sozinhos cria uma dependência emocional que nos faz buscar ou permanecer com alguém, aceitando conviver com qualquer tipo de situação, acreditando que precisamos ter outra pessoa para sermos felizes. É este medo nos faz aceitar relacionamentos que depois nos levarão a um comportamento destrutivo: brigando, magoando e sendo magoados.
Não é a solidão que nos leva a entrar e permanecer em relacionamentos desarmoniosos, mas sim a falta de conexão conosco. Nossas inseguranças e idealizações são o que intensificam a solidão. Não sabemos estar bem conosco, independente dos outros.
Cometendo sempre os mesmos erros
Pense: O que há de comum nos seus relacionamentos? Como terminam? Como se desenvolvem? E principalmente: Como começam? Não percebemos que repetimos os mesmos padrões, por mais que desejemos um relacionamento duradouro. Para mudar padrões é preciso reconhecê-los e se responsabilizar por eles. Você é a única pessoa que poderá arrumar essa bagunça. Se esconder, fugir ou evitar olhar para estas dificuldades não irá resolver. Ficar parado não produz mudança alguma! Se você quer que seus sonhos virem realidade, acorde!
Não adianta ceder em tudo por medo da solidão. O relacionamento deve promover a expansão e o crescimento de cada um, sem amor-próprio ou respeito por si mesmo ficamos presos às aparências e as fantasias que raramente se concretizam, e com o tempo você percebe que perdeu a si mesmo. Nestes casos os relacionamentos resumem-se apenas à dependência e apego, e não amor.
Então, o que fazer?
O auto-conhecimento é fundamental para trazer a serenidade de poder enfrentar seus medos e receios da melhor forma possível, superando as dificuldades e construindo relacionamentos  saudáveis e felizes. Várias técnicas podem auxiliar-nos a encontrar este auto-conhecimento. Terapia é certamente uma delas.
É no processo terapêutico que nos conhecemos, aprendemos a entender e a lidar com as nossas questões internas e nossas frustrações, eliminamos os elementos que vão drenando nossa energia de viver, devolvendo-nos a auto-estima, nossa saúde física e emocional. Esta maturidade contribui para uma vida feliz  equilibrada, e com mais amor.



A Psicanálise como ferramenta
A Psicanálise é uma das formas de terapia considerada como uma das mais eficazes. Com mais de cem anos de assertividade comprovada, hoje em dia é utilizada aliada a modernos conceitos de Psicologia Avançada potencializando seus resultados. A terapia é um método produtivo, completo e com resultados rápidos e duradouros.

Um abraço e até a próxima! Valéria Giollo

* Valéria Giollo é Psicanalista e realiza atendimento clínico no Espaço Pitanga para adolescentes e adultos, além de terapia de casais.
Contato: (19) 3829-4818 / (19) 9102-6004